Palestra – Dependência Digital – Orientações sobre o uso consciente das novas tecnologias.

Hoje palestrei (15Out) na SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Embasa em Jequié/Ba. 

O tema da palestra foi Dependência Digital –  Orientações sobre o uso consciente das novas tecnologias.

O Brasil é um dos campeões mundiais em tempo de permanência na rede: está em terceiro lugar, já que o internauta brasileiro fica, em média, nove horas e 14 minutos por dia conectado.

Os telefones celulares na população do Brasil segue a mesma proporção da média global: 68% dos brasileiros usa telefones móveis, mesmo percentual da população global.

Diante desse números é fato que há uma dependência ou melhor uma patologia em indivíduos que se tornam viciados com tanta informação.

Na palestra falei que precisamos trazer esse tema para as escolas e empresas, prevenir através da educação. Aprender a usar as novas mídias é o caminho para o detox digital.

A seguir algumas dicas para praticar o desapego digital.

  1. Horários – Desligue o celular, o tablet ou o computador até uma hora antes de dormir. A luz dos aparelhos inibe o sono.
  2. Descanso – Sábados, domingos e feriados o ideal respeitar o momento de descanso.Desligue o aparelho enquanto conversa com a família e amigos.
  3. Atividades físicas – atividades que relaxam e ajudam a aliviar o estresse do dia a dia, proporcionando uma sensação de bem estar.
  4. Tire um momento para você – Crie o hábito de desligar o computador ou celular em algum período do dia. Durante o horário de almoço por exemplo.

As novas tecnologias existem para otimizar nosso tempo e estimular a criatividade, é uma ferramenta incrível para inovação e uma fonte inesgotável de cultura. Use com moderação e criatividade!

Para contratar minha palestra para empresas, escolas e universidades.
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5 ideias de posts que geram engajamento

Muito vem se falando sobre o engajamento nas redes sociais. As pessoas, ou a maioria delas, já perceberam que de nada adianta um post com muitas curtidas se não se converte em vendas. Além disso, uma postagem com maior engajamento ganha maior alcance, ou seja, mais pessoas visualizam o post e as chances de vender e conquistar novos clientes são maiores.

Mas o que é esse tal de engajamento? O engajamento representa o quanto os seus usuários estão interagindo com os seus conteúdos nas redes sociais e isso é muito importante. Portanto, saber aumentar o engajamento nas suas redes é algo muito relevante.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira algumas dicas para aumentar a taxa de engajamento nas suas redes sociais e obter mais sucesso!

Como calcular a taxa de engajamento?

Antes de qualquer coisa, é importante que você entenda como calcular a taxa de engajamento, ou seja, você precisa saber se o engajamento da sua rede está bom ou ruim. Para isso, é necessário um cálculo. Uma fórmula bastante básica é a seguinte:

reações + compartilhamentos + comentários + cliques/alcance

É claro que alguns fatores dessa equação devem ser modificados de acordo com a rede social. Por exemplo, no Instagram só temos curtidas no feed, então o fator “reações” não cabe nesse caso.

5 tipos de postagens que geram engajamento

1. Como as pessoas podem usar o que a sua empresa oferece

Só postar um produto ou serviço não basta. Você precisa mostrar para o seu público porque o que sua empresa tem a oferecer é útil, porque ele deve adquirir a sua solução. Portanto, faça postagens mostrando exemplos claros de como o seu produto ou serviço pode ser útil no dia a dia da persona.

2. Perguntas

Outro tipo de postagem que gera bastante engajamento são as perguntas. É uma ótima forma de estimular as pessoas a interagirem com o seu conteúdo. Assim, a sua taxa de engajamento aumenta e também o seu alcance. Você pode fazer perguntas tanto nos posts do feed quanto no stories usando os stickers.

3. Vídeos ou fotos de bastidores

Esse tipo de conteúdo é excelente para os stories. É uma ótima maneira de fazer o seu seguidor participar da sua empresa, mostra a parte humana dela. Afinal de contas, a empresa é feita por pessoas e elas são fundamentais para fechar qualquer negócio. É interessante para o público saber quem está por trás da rede social se comunicando com ele.

4. Conte sua trajetória profissional

Ao contar um pouco da sua história profissional e como foi a sua caminhada até aquele momento você consegue criar um sentimento de empatia com muitos seguidores. Certamente alguns deles podem estar na mesma situação e se identificarem com a sua história profissional. Isso não só gera maior engajamento como também aumenta o relacionamento entre a marca e o consumidor.

5. Citações

Que tal utilizar algumas citações de pessoas conhecidas? Essas citações precisam estar relacionadas com o seu negócio para não correr o risco de fazer uma postagem fora de contexto. Por exemplo, não faz o menor sentido um post com citação da Coco Chanel para uma empresa de autopeças. Portanto, cuidado.

Normalmente, citações de teor motivacional podem ser utilizadas pela maioria das empresas. Por exemplo, uma citação de Steve Jobs na qual ele fala “As pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa na qual você está centrado. Significa dizer não para centenas de outras boas ideias que existem”. O tema é o foco e todo mundo precisa de foco quando está fazendo algo ou tem um objetivo. Além de ser algo universal, a motivação ajuda outras pessoas.

Comece a colocar em prática todas as dicas que acabamos de dar. Quer outras como essas?

Então, confira a minha aula gratuita de como aumentar seguidores no Instagram!

Bjs.
Samara.

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5 passos para aumentar seguidores no Instagram

Uma das grandes dúvidas para quem tem perfil profissional no Instagram e quer expandir o seu público é: como conseguir seguidores? Existem alguns macetes para aumentar o seu público no Instagram e assim ter um maior feedback por parte do público. Confira os 5 passos para aumentar os seguidores no Instagram.

1° Passo: @ estratégico

A parte de personalização do seu Instagram é fundamental para atrair seguidores. O primeiro passo é personalizar a sua @, ligando o seu nome com a área que você atua, por exemplo: @draionaradermato, o nome da doutora é Ionara Caroso, mas ao colocar a indicação de “dra” no início e “dermato”, de dermatologista, no final você acaba por atrair pessoas interessadas no assunto. 

Na parte da bio do perfil, você deve organizar a sua “vitrine”, colocando o nome ou o da empresa, endereço, seguimento, telefone e também colocar no link da bio (você pode fazer pelo linktree) um combo com informações contendo o seu contato, informações, divulgações, etc.

2° Passo: organizar as Fotos

É importante que você tenha no seu feed pelo menos 6 fotos para iniciar o seu negócio, mas cuidado! Não é para colocar qualquer foto, vamos lembrar que foto ruim não vende NADA. É necessário que a foto tenha uma boa iluminação, uma cor vibrante, que a imagem esteja limpa e em harmonia com o seu feed. 

Além das postagens, é importante observar o melhor horário para fazê-lo, e você pode pegar essas dicas ao consultar o seu perfil profissional no Instagram com as estatísticas relacionadas aos acessos à sua página. Mas, lembre-se, o indicado é postar uma foto por dia, você pode perder seguidores se postar fotos demais em pouco tempo.

3° Passo: o poder das #hashtags

A hashtags é um auxílio importantíssimo para você conseguir mais seguidores e para que suas publicações alcancem um público maior. Para organizar as hashtags que ficarão nas fotos a dica é a seguinte: conteúdo, seguimento e localização. 

Você pode encontrar as hashtags ligadas ao seu post indo na busca do Instagram e pesquisando palavras relacionadas ao seu negócio, por exemplo, ao buscar farmácia de manipulação.  O próprio instagram vai fornecer as # relacionadas ao tema que você buscou e aí é só utilizar algumas. Eu normalmente coloco 7 hashtags por foto. O indicado é ter pelo menos um grupo de 4 hashtags que você sempre utiliza e outras que vão variando.

4° Passo: responda comentários e directs

A interação com os seus seguidores é algo fundamental para sua página ganhar mais seguidores e ter um bom engajamento. E a dica que dou é: você precisa responder os comentários e directs em até 24h! Ao dar respostas aos seus seguidores o Instagram vai acabar entregando o seu conteúdo a mais pessoas, o que vai ajudar no aumento de seguidores na sua página. Você pode utilizar a ferramenta “estúdio de criação” do Facebook para responder comentários e directs em ambas redes sociais. Outra opção é colocar uma assistente virtual para responder aos seguidores.

5° Passo: use os stories para engajamento

Ter um bom engajamento no Instagram é fundamental para cativar e aumentar os seus seguidores. A dica para aumentar a participação dos seus seguidores é utilizar o stories como ferramenta de interação. Realize desafios nos stories, promoções que envolvam marcações, utilize a ferramenta de enquetes para que seus seguidores opinem sobre temas a serem tratados em futuras postagens e também faça perguntas! É importante lembrar: quanto mais você usa as ferramentas do instagram, mais ele entrega o seu conteúdo para o seu público e aumenta as possibilidades de atrair mais seguidores.

Convido você a assistir meu vídeo 5 passos para aumentar seguidores no Instagram.

Assista o vídeo também clicando aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=l9pebM6u_Cw

Conheça meu Canal no Youtube: https://www.youtube.com/samarabarretosantana

Até o próximo post.

Abraços.

Samara.

Achados de Tecnologia

Hoje é dia de estreia deste quadro aqui no meu Blog!
Vou começar a compartilhar com vocês achados de eletrônicos, mimos e brinquedos para os apaixonados por Tecnologia da Informação.

Sou palestrante desde 2012, e gosto de me movimentar no palco para interagir com a platéia, um acessório essencial é Controle Remoto Para Apresentações Powerpoint Com Laser.

Assim que iniciei minha história como palestrante comprei um notbook rosa rs e um controle. Mas na última quinta-feira ( 25Julho ) o meu pifou. E palestrei passando slides com o teclado do notbook mesmo. Um sofrimento… aff! Vocês acreditam que teve aluno ( e como toda razão) no final da palestra que me chamou e disse que foi tudo perfeito, mas o pescoço estava doendo, pois em me movimentava muito rs.

Mas no dia seguinte fui surpreendida por um dos parceiros da palestra, Ricardo Magazine. Um mimo que chegou na hora exata. Tem até 15 metros de distância, e o laser é muito top! Modo apresentação, vídeos com pausa para notbook e TV.

Confira o vídeo da experiência pra vcs 🙂

Assista o vídeo também clicando aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=v6sPzZCbnr4

Conheça meu Canal no Youtube: https://www.youtube.com/samarabarretosantana

O CONTROLE CONTA COM:

Especificações : Transmissor
Frequência: 2.4GHz
Distância Comunicação: 10 metros (Max)
Potência de saída laser: 5 mW máx
Dimensões aprox.: 10,5x4x2,5cm
Peso aprox.: 25g
Receptor USB
Frequência: 2.4GHz
Voltagem: 5V
Sistema Operacional
Microsoft Windows XP/ 7 / 8 / 8.1 / 10 | MAC OS | LINUX

Itens Inclusos :
01 Apresentador Wireless com apontador laser
01 receptor USB

O meu veio já com pilha AAAA

 

 

PREÇO E ONDE COMPRAR

Custa R$ 55,00 com frete grátis para Jequié, (compre aqui).
A Ricardo Magazine fica na Rua Alves Pereira, 04, Loja 2, Centro, perto da Lebiscuit – Jequié/BA. Siga o insta deles 👉🏽 @magazinericardo

Toda semana vou trazer um achados de tecnologia aqui pra vcs.

Até o próximo post.

Abraços.

Samara.

 

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IBAP promove palestra sobre Redes Sociais

Por Kelly Teixeira
 
Você quer ser o protagonista do seu Negócio? Foi pautado nesse questionamento que, a Palestra Redes Sociais na Prática promovida pelo Instituto Baiano de Aprendizagem Profissional (IBAP) com a Consultora de mídias sociais, Samrara Barreto, conseguiu reunir mais de 100 pessoas na sala de exposição do Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães na noite dessa quinta – feira (25) para saber mais sobre vender na internet utilizando as mídias digitais.
 
 
Samara Barreto comentou emocionada, “Quero agradecer imensamente pela confiança em meu trabalho. Ontem foi a realização de um sonho, e o IBAP o tornou real! Grata pelo apoio e pelos resultados incríveis a minha carreira profissional! Vocês são maravilhosos!”
 
 
Para José Alberto, Diretor Executivo do  Ibap “Esse foi um momento que proporcionou muito mais que conhecimento, mostrou que a nossa cidade tem palestrantes de alto nível e com muito conteúdo”.
 

SOBRE O IBAP
O Instituto Baiano de Aprendizagem Profissional é uma empresa que nasceu há dois anos e meio em Jequié, com o objetivo de trazer cursos de qualidade a preço justo. A principal motivação é fazer nossos clientes terem acesso a conhecimento.
 
Durante a caminhada já foram realizados mais de 20 cursos e cerca de 800 alunos já confiaram na capacidade de agregar e com o seu crescimento profissional e pessoal.
 
Nesse tempo, mais de 100 patrocinadores já se associaram a nossa vontade de ser celeiro de debates interessantes e inovadores, possibilitando a realização de todos os nossos cursos com excelência.
 
Se você gosta de se atualizar não fique de fora dos próximos dos cursos do IBAP. O mais próximo é o Meeting de esportes, Nutrição e Saúde que acontece agora dia 03 de agosto no Hotel Gran Terrara. Depois, é o Curso de Cuidador de Idosos que tem aulas programadas para dia 10 de agosto. Ainda em Agosto, tem a palestra Farmacologia de do Nervoso Central que acontece no dia 17.
 
Para se inscrever é só contatar a equipe do IBAP através do telefone 73988161-1610.
 

3 dicas para vender mais quando o WhatsApp cair

Um dos principais objetivos da empresa é vender mais não é mesmo? Afinal de contas, sem lucros, fica difícil manter as portas do seu negócio abertas. E, para isso, muita gente usa o WhatsApp, especialmente grupos e listas de transmissão. Mas depender de um único meio de comunicação é um erro que você não pode cometer.

Existem outras formas de vender mais utilizando outras formas de comunicação digital e que podem ser ainda melhores para o seu negócio. E, para ajudá-lo, criamos uma lista de dicas para que a sua empresa venda mais mesmo sem o WhatsApp. Confira!

Como vender mais sem o WhatsApp

Já em 2019, presenciamos situações nas quais o WhatsApp simplesmente parou de funcionar. O aplicativo ficou quase um dia fora do ar e ninguém conseguia trocar mensagens de texto, ver imagens ou vídeos ou ouvir áudios. E esse é um dos principais motivos que você não deve colocar todos os seus ovos em um cesto só.

Veja agora os 3 dicas para você vender mais quando o WhatsApp cair!


Dica 1: tenha uma lista de e-mails

Para quem acha que o e-mail morreu, engana-se. Aliás, ele é uma excelente ferramenta para adicionar à sua estratégia de marketing digital. Já se foi o tempo em que e-mails eram usados apenas para divulgar produtos, serviços, descontos e promoções. Hoje, ele vai muito além. 

Você pode utilizar o e-mail para educar o seu público-alvo com informações relevantes, com dicas que podem ajudá-lo no dia a dia. Por exemplo, digamos que você tenha uma academia. Pode enviar e-mails com dicas de estudos mais recentes sobre como alcançar a hipertrofia de maneira mais rápida. O e-mail também é muito útil no pós-venda e ajuda na fidelização do cliente.


Dica 2: tenha um blog

O blog é uma excelente ferramenta para fazer a sua empresa ser encontrada pelos mecanismos de pesquisa e também uma das ferramentas mais seguras e baratas que existem. Por meio de conteúdos relevantes, você pode oferecer informações que ajudem o seu público a encontrar o que ele precisa, seja para resolver uma dúvida, seja para resolver um problema. O importante é mostrar que você tem a solução.

É importante seguir a Jornada do Cliente de maneira coerente. Isso quer dizer que você deve separar os conteúdos em topo, meio e fundo de funil e, apenas na última etapa, deve falar diretamente dos produtos e serviços da sua empresa.


Dica 3: utilize outras redes sociais

Nem só de WhatsApp vive a empresa não é mesmo? Existem várias outras mídias sociais que podem ser utilizadas e você deve escolher qual delas é a que oferece a melhor solução para sua empresa. Por exemplo, se você faz negócios com outras empresas, então o Linkedin é uma excelente rede social para conquistar mais clientes. Para aqueles que prestam serviços como designers e outros mais visuais como pratos de um restaurante, o Pinterest e o Instagram também oferecem um excelente resultado.

Se preocupe em entregar conteúdo relevante e de forma constante. Lembre-se de que quem não é visto não é lembrado. Por isso, é interessante manter uma certa frequência. No Linkedin, por exemplo, recomenda-se postar cerca de 3 vezes por semana. O YouTube também é outra excelente opção e postando 1 vídeo por semana já é o suficiente.

Viu que dá para vender mais sem o WhatsApp? Se quiser mais dicas para ajudá-lo na sua estratégia de marketing digital, siga-me nas redes sociais: Facebook e Instagram!

Convido você a assistir meu vídeo 3 dicas para VENDER MAIS quando o #WhatsApp cair

Assista o vídeo também clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=4bq1c5d-RUs

Conheça meu Canal no Youtube: https://www.youtube.com/samarabarretosantana

Até o próximo post.

Abraços.

Samara.

Café com Tecnologia – Isabela Benevides

Nesta sexta-feira (19.07) minha convidada do Café com Tecnologia foi a querida Isabela Benevides. Ela que é Mestre em Educação, Psicanalista, Psicopedagoga, Neuropedagoga, Terapeuta Floral, Consteladora, Hipnoterapeuta, Barras de Access e Facelift tem usado as novas mídias para trazer conteúdo sobre os seus serviços.

Assista o vídeo também clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=iVqT4VcBVAI 

Conheça meu Canal no Youtube: https://www.youtube.com/samarabarretosantana

O Café com Tecnologia vai ao ar às terças-feiras, a partir da 9h, pelo Facebook do Jequié Repórter.

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